sexta-feira, 6 de maio de 2011

Professora Catiani desenvolve projeto contra o Bullying na Escola

Projeto: “É brincadeira? Não! É bullying!”
                O projeto é uma continuação das ações propostas pela escola contra a presença do bullying entre os alunos e professores, sobretudo como forma de prevenção. Tal projeto foi iniciado em 2010 entre a parceria da direção e orientação da escola e da professora da escola e Mestranda em Educação pela UNISC, professora Catiani Renata Salvati Grellmann, sendo desenvolvido primeiramente com todo o alunado do Ensino Médio dos turnos da manhã e da noite.
                O projeto justifica-se considerando o o aprimoramento  do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da solidariedade e do pensamento crítico  e a formação da pessoa de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração na sociedade através de atividades que serão desenvolvidas na disciplina de socioologia envolvendo o tema Bullying. Tal projeto foi elaborado seguindo os seguintes aspectos:

COMPETÊNCIAS GERAIS

Eixo da comunicação: 
  • Identificar, a partir das observações e reflexões realizadas, as fontes sociais dos diferentes discursos sobre as realidades sociais, sobretudo sobre a realidade social “Bullying na escola”.
Eixo da Investigação e compreensão:
  • Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
  • Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e ao processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos dos indivíduos.
  • Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.
Ênfase analítica – Solidariedade, diversidade cultural, educação, tolerância e cultura da paz.

Eixo da contextualização sociocultural:
  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, dos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e aos deveres da cidadania à justiça social.
Ênfase analítica – Jovens e adolescentes hoje: situação social e perspectivas (Protagonismo de jovens e adolescentes: direitos, deveres e cidadania plena).
HABILIDADES

  • Identificar e comparar semelhanças e diferenças entre representações sociais a cerca de situações ou fatores de natureza social, reconhecendo os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.
  • Analisar manifestações culturais significativas do presente associando-as aos seus contextos sócio-históricos;
  • Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre o problema bullying.
  • Identificar referenciais que possibilitem erradicar formas de exclusão social.
  • Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações sociais e culturais no contexto societário presente, identificando e comparando referenciais alternativos que visem erradicar formas de exclusão social.
CONCEITOS ESTRUTURANTES
 Relações sociais, identidade, educação, ética, cultura, espaço, solidariedade.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
  • Tolerância;
  • Solidariedade;
  • Compromisso social;
  • Preconceito;
  • Mobilidade social.
DESENVOLVIMENTO, ESTRATÉGIAS

a)      Descrição e situação de aprendizagem
  • Assistir um dos seguintes filmes em cada turma de alunos tentando não repetir o mesmo filme:
- “Um amor para recordar”
- “Meninas malvadas”
-  “Tiros em columbine”
- “Nunca fui beijada”
-  “Bang-bang você morreu!”
- “Leonel, pé de vento”

  • Discutir sobre aspectos sociais, éticos, de solidariedade e humanismo apresentados no filme;
  • Criar situações para a aprendizagem cooperativa através da discussão e apresentação de textos e slides sobre o tema bullying;
  • Leitura  e interpretação de imagens sobre o tema bullying;
  • Analisar pequenos vídeos com informações sobre bullying (agressores, vítmas, testemunhas, punições...)
  • Contextualizar no grande grupo como o bullying acontece e se acontece na escola;
  • Discutir no grande grupo o tema bullying com uma profissional de psicologia;
  • Realizar dinâmica reflexiva sobre o tem bullyin.

b)      Recursos necessários: Multimídia, dvd, slides, charges.

c)       Duração prevista: cinco semanas


                Neste ano a proposta é continuar com ações ligadas ao combate ao bullying escolar o que já vem sendo realizado também pelos demais professores da Instituição. No dia 26 de abril a professora Catiani trabalhou com os alunos de 5ª à 8ª séries sob forma de palestra técnica e de acordo com o entendimento intelectual e cognitivo dessa faixa etária.  Foi considerado no geral da palestra a conceituação do bullying, tipos de bullying, personagens envolvidos (agressores, vítimas e testemunhas), critérios de identificação, cyberbullying e punições do bullying presvistas em lei. A palestra foi realiza de forma interativa onde a parte técnica foi sendo apresentada sob forma de pequenos vídeos e debatida com os alunos.

Um comentário:

  1. Catiani! Muito legal o projeto contra o bullying. Desejo sucesso a todos!
    Abraços

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