Projeto: “É brincadeira? Não! É bullying!”
O projeto é uma continuação das ações propostas pela escola contra a presença do bullying entre os alunos e professores, sobretudo como forma de prevenção. Tal projeto foi iniciado em 2010 entre a parceria da direção e orientação da escola e da professora da escola e Mestranda em Educação pela UNISC, professora Catiani Renata Salvati Grellmann, sendo desenvolvido primeiramente com todo o alunado do Ensino Médio dos turnos da manhã e da noite.
O projeto justifica-se considerando o o aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da solidariedade e do pensamento crítico e a formação da pessoa de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração na sociedade através de atividades que serão desenvolvidas na disciplina de socioologia envolvendo o tema Bullying. Tal projeto foi elaborado seguindo os seguintes aspectos:
COMPETÊNCIAS GERAIS
Eixo da comunicação:
- Identificar, a partir das observações e reflexões realizadas, as fontes sociais dos diferentes discursos sobre as realidades sociais, sobretudo sobre a realidade social “Bullying na escola”.
Eixo da Investigação e compreensão:
- Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
- Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e ao processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos dos indivíduos.
- Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.
Ênfase analítica – Solidariedade, diversidade cultural, educação, tolerância e cultura da paz.
Eixo da contextualização sociocultural:
- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, dos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e aos deveres da cidadania à justiça social.
Ênfase analítica – Jovens e adolescentes hoje: situação social e perspectivas (Protagonismo de jovens e adolescentes: direitos, deveres e cidadania plena).
HABILIDADES
- Identificar e comparar semelhanças e diferenças entre representações sociais a cerca de situações ou fatores de natureza social, reconhecendo os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.
- Analisar manifestações culturais significativas do presente associando-as aos seus contextos sócio-históricos;
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre o problema bullying.
- Identificar referenciais que possibilitem erradicar formas de exclusão social.
- Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações sociais e culturais no contexto societário presente, identificando e comparando referenciais alternativos que visem erradicar formas de exclusão social.
CONCEITOS ESTRUTURANTES
Relações sociais, identidade, educação, ética, cultura, espaço, solidariedade.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Tolerância;
- Solidariedade;
- Compromisso social;
- Preconceito;
- Mobilidade social.
DESENVOLVIMENTO, ESTRATÉGIAS
a) Descrição e situação de aprendizagem
- Assistir um dos seguintes filmes em cada turma de alunos tentando não repetir o mesmo filme:
- “Um amor para recordar”
- “Meninas malvadas”
- “Tiros em columbine”
- “Nunca fui beijada”
- “Bang-bang você morreu!”
- “Leonel, pé de vento”
- Discutir sobre aspectos sociais, éticos, de solidariedade e humanismo apresentados no filme;
- Criar situações para a aprendizagem cooperativa através da discussão e apresentação de textos e slides sobre o tema bullying;
- Leitura e interpretação de imagens sobre o tema bullying;
- Analisar pequenos vídeos com informações sobre bullying (agressores, vítmas, testemunhas, punições...)
- Contextualizar no grande grupo como o bullying acontece e se acontece na escola;
- Discutir no grande grupo o tema bullying com uma profissional de psicologia;
- Realizar dinâmica reflexiva sobre o tem bullyin.
b) Recursos necessários: Multimídia, dvd, slides, charges.
c) Duração prevista: cinco semanas
Neste ano a proposta é continuar com ações ligadas ao combate ao bullying escolar o que já vem sendo realizado também pelos demais professores da Instituição. No dia 26 de abril a professora Catiani trabalhou com os alunos de 5ª à 8ª séries sob forma de palestra técnica e de acordo com o entendimento intelectual e cognitivo dessa faixa etária. Foi considerado no geral da palestra a conceituação do bullying, tipos de bullying, personagens envolvidos (agressores, vítimas e testemunhas), critérios de identificação, cyberbullying e punições do bullying presvistas em lei. A palestra foi realiza de forma interativa onde a parte técnica foi sendo apresentada sob forma de pequenos vídeos e debatida com os alunos.
Catiani! Muito legal o projeto contra o bullying. Desejo sucesso a todos!
ResponderExcluirAbraços